trilha
conhecimento

Dicas financeiras para quem é ou vai ser Mãe

Nem toda mulher está preparada para lidar com as finanças e ser mãe ao mesmo tempo. Saiba mais!

A maternidade é uma fase transformadora. Com ela, vêm diversas mudanças, sendo que se a felicidade aumenta, crescem também as responsabilidades. Uma delas é com relação ao dinheiro.

Seja mãe solo ou não, nem toda mulher está preparada e tem o suporte emocional necessário para lidar com as finanças. Mas isso não deve tirar o brilho da maternidade, afinal, ter um(a) filho(a) é sinônimo de amor e muitos momentos de alegria.

Para ajudar as mamães e futuras mamães a viver muito bem essa fase da vida, confira as principais dicas financeiras que separamos:

1 - Defina o que é prioritário

Mães de primeira viagem – e até as que já têm algum tempo de experiência – costumam ter dificuldade em estabelecer prioridades. Por exemplo, vale a pena gastar tanto dinheiro na decoração do quarto da criança, ou será que não é melhor priorizar um curso que proporcionará crescimento pessoal/profissional? Ou começar uma reserva financeira para o bebê?

Na alegria de ser mãe, muitas mulheres acabam se deixando levar por propagandas ou por outras mulheres que já são mães. Nessa empolgação, compram ou tomam decisões no embalo dos outros, sem priorizar o que realmente faz sentido.

Com isso em mente, dê foco no que é prioridade para você e sua família e faça suas escolhas baseando-se no que importa.

2 - Saiba dizer não

Os(as) filhos(as) podem ser crianças pequenas, um pouco maiores ou adolescentes. Não importa a idade, pois eles(elas) vão sempre pedir algo.

Atender a todos os pedidos, além de ser inviável financeiramente, dá uma ideia de que não há limites para gastar. Esse pode ser um péssimo exemplo que a criança/adolescente levará para a vida.

Saber negar pedidos é fundamental para formar o caráter do(a) filho(a). E para que a lição seja bem aprendida, além de dizer não, explique o motivo. Por exemplo, se a criança pedir um brinquedo, no lugar de simplesmente falar que não, explique que primeiro é preciso economizar, ou que teve um aumento inesperado em alguma conta, entre outros.

3 – Dê o exemplo

Falando em exemplo, como mãe ou futura mamãe, lembre-se de que seus(suas) filhos(as) espelham-se em você. Por esse motivo, é importante ter cuidado com as suas atitudes ao fazer compras e até mesmo quando falar sobre dinheiro.

As crianças precisam crescer com a noção de que o dinheiro é limitado, mas que ao adotar comportamentos adequados, como saber economizar e investir, ele torna-se um meio para a realização de sonhos.

4 – Faça uma reserva de emergência

Nada na vida pode ser previsto com 100% de certeza. Na maternidade então, nem se fala! Contudo, como todos nós sabemos, imprevistos acontecem. Por isso, tenha um colchão financeiro para ser usado em casos emergenciais.

Para montá-lo, defina uma quantia por mês e aplique em um produto de investimento que possibilite o resgate imediato. Aqui não nos aprofundaremos no assunto, mas se precisar de ajuda, acesse o seguinte conteúdo:

5 – Ensine educação financeira

Crie seu(sua) filho(a) para ter consciência da importância do dinheiro e saber usá-lo com sabedoria. Pode ter certeza de que esse ensinamento será levado para a vida adulta e fará toda a diferença na jornada dele(a).

Há diversas maneiras de ensinar crianças e adolescentes a cultivarem bons hábitos financeiros. Uma delas é dando o exemplo e falando sobre dinheiro como algo bom.

Dependendo da idade do seu(sua) filho(a), existem algumas brincadeiras que você pode fazer para tornar o aprendizado mais divertido. Caso precise de inspiração, dê uma olhada em:

6 – Não coloque muita pressão nos ombros

Cuidar das finanças pode ser muito desafiador no começo, especialmente porque com a maternidade as responsabilidades aumentam. É normal que as mamães sintam que poderiam fazer mais e melhor, mas acredite em si mesma.

É claro que há sempre espaço para aprender e melhorar, porém, não se cobre tanto. Mesmo para quem tem mais experiência, cada fase do(a) filho(a) é diferente. Além disso, o momento em que você está agora não é igual ao de outra mãe ou de meses/anos atrás.

Lembre-se de que você é única e sua criança ou adolescente também. Não se compare com ninguém e seja gentil consigo mesma durante essa trajetória.

Para ajudá-la a cuidar das finanças, todos os meses publicamos conteúdos bem bacanas no Investir Bem. Acesse e aproveite nossas dicas!

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br