trilha
planejamento

Como construir uma reserva financeira para os(as) filhos(as)

Economizar para uma criança hoje é um grande presente que pais e mães podem dar ao futuro dela. Veja algumas dicas para conseguir fazer isso!

Pais e mães sempre se preocupam com o futuro de seus(suas) filhos(as). Por isso, economizar para uma criança hoje é um grande presente que, como pais e mães, podemos dar ao futuro dela.

Além de ajudar nossos(as) filhos(as) a começarem a vida adulta com algumas economias, envolvê-los(as) na construção de uma reserva financeira é uma ótima oportunidade de ensiná-los(as) educação financeira.

A seguir, compartilhamos algumas informações importantes a você que deseja construir uma reserva financeira para seus(suas) filhos(as).

Quando começar a economizar dinheiro para o futuro das crianças?

Em um mundo ideal, o melhor seria iniciar a reserva financeira ainda na gravidez. No entanto, sabemos que isso nem sempre é possível, pois tudo dependerá da situação financeira da família. Por exemplo, se uma família está endividada, precisará, em primeiro lugar, sair da inadimplência.

Agora, se a situação financeira é mais confortável e a família tem um padrão de vida que cabe no bolso, o momento ideal de poupar é o mais cedo possível.

Quanto guardar mensalmente para a reserva?

A quantia de dinheiro destinada para a reserva financeira das crianças, ou até para a reserva de emergência da família, dependerá de como está o orçamento doméstico. Via de regra, muito mais importante do quanto você e seu(sua) parceiro(a) ganham, é saber o quanto vocês gastam.

De nada adianta um casal ganhar muito bem e se manter endividado. O ideal é sempre verificar o quanto sobra do orçamento e definir uma porcentagem mensal a ser destinada para a reserva financeira.

Para isso, será necessário construir o orçamento doméstico. Se você e sua família já possuem um, ótimo. Do contrário, destine um tempo para montá-lo. Ensinamos aqui como fazer isso.

Com o orçamento criado, ficará mais fácil definir a quantia que será destinada para a reserva financeira das crianças. Lembramos que não importa se a economia será de 0,5%, 1%, 5% ou 20% do salário. O importante mesmo é começar!

Onde colocar o dinheiro para a reserva financeira das crianças?

Uma vez que você tem ideia do valor que poderá guardar por mês sem comprometer as finanças, é hora de decidir onde o dinheiro será aplicado.

Normalmente, a reserva financeira para as crianças é algo para médio e longo prazo. Nesse caso, você pode procurar por ativos de menor liquidez e mais rentabilidade, como CDBs, LCIs e LCAs de médio e longo prazo e opções em fundos de investimento, Fundos DI, dentre outros.

A escolha dependerá do valor inicial a ser investido, bem como da quantia mensal que a família pretende reservar. Além disso, depende também do perfil do investidor. Para ajudar na escolha, sugerimos dois conteúdos:

Envolva os(as) filhos(as)

É ótimo montar uma reserva financeira para os(as) filhos(as). Mas para que tudo fique ainda melhor, é importante também ensiná-los(as) sobre finanças. Lembre-se de que conversar com crianças e adolescentes sobre dinheiro ajudará a moldar o comportamento deles em relação aos gastos futuros.

Além disso, quanto mais eles(as) souberem que, usado do jeito certo, o dinheiro proporciona todas as coisas boas da vida, mais bem preparados(as) estarão para enfrentar os muitos desafios financeiros que surgirão.

Temos um conteúdo bem bacana sobre educação financeira para crianças que poderá lhe ajudar nessa missão. E para mais dicas, continue ligado(a) aqui no Investir Bem.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br