trilha
planejamento

Finanças para quem vai morar sozinho(a)

Morar sozinho(a) é sinônimo de independência. Se por um lado isso pode ser empolgante, por outro, a decisão requer muita responsabilidade.

Morar sozinho(a) é sinônimo de independência. Se por um lado isso pode dar uma certa empolgação, por outro, a decisão requer muita responsabilidade. Afinal, as contas mensais são implacáveis e o salário só vai até certo ponto.

Por essa razão, quem tomou a decisão de abandonar o ninho dos pais precisa ter um relacionamento saudável com o dinheiro. Aqui estão cinco passos básicos que ajudarão:

1. Aprenda a importância da gestão do dinheiro

O primeiro passo da jornada é compreender como controlar as finanças. Embora isso pareça simples à primeira vista, boa parte das pessoas tem a tendência de ir além de suas possibilidades e ter um custo de vida mais alto do que deveria.

Viver em uma cultura ligada ao crédito ajuda para piorar o cenário, pois muitos caem na armadilha de sair parcelando tudo como se não houvesse amanhã. Para evitar isso, lembre-se que fazer uma boa gestão do dinheiro significa gastar de maneira consciente.

2. Calcule seus gastos fixos

O segundo passo tem a ver com gerenciar o dinheiro, pois saber quais são os gastos fixos dará uma noção mais exata da quantia mensal que sobrará. Além disso, mostrará a você qual é o seu custo de vida.

Para quem vai sair da casa dos pais ou de outros familiares, é bem provável que desconheça alguns gastos, ou que não tenha noção do quanto eles pesam no orçamento. A seguir, selecionamos os principais:

  • Aluguel e condomínio (se houver)
  • Contas de água, luz, gás etc.
  • Serviços por assinatura, como plataformas de streaming, TV a cabo etc.
  • Internet e telefonia
  • Supermercado (produtos de higiene pessoal, de limpeza e alimentação)
  • Serviço de limpeza (se for contratar)
  • Mensalidade da faculdade, de um curso, da academia e outros
  • IPTU
  • Transporte (gastos com combustível e manutenção do automóvel, se houver, ou com transporte público)

3. Planeje seu orçamento de acordo com a renda mensal

O orçamento financeiro é uma ferramenta indispensável para quem decide morar sozinho. Com ele você conseguirá responder a questões como:

  • Quanto você realmente ganha por mês?
  • Quanto gasta por mês?
  • Sobra ou falta dinheiro a cada mês?

É a partir do orçamento que você saberá se há gastos desnecessários, desperdícios de dinheiro ou até se possui despesas que podem ser reduzidas. O orçamento possibilita também as projeções para os próximos meses, o que ajudará você a saber se poderá arcar com um novo parcelamento, por exemplo.

Se precisar de ajuda para montar o seu orçamento financeiro, confira aqui algumas dicas.

4. Faça uma reserva de emergência

A reserva financeira serve para cobrir as situações emergenciais que podem surgir (e acredite, elas surgirão).

Em um cenário perfeito, o valor que compõe esse “colchão financeiro” deveria ser o suficiente para cobrir as despesas por 6 meses. Como essa pode ser uma realidade difícil de alcançar, muitas pessoas têm como meta construir uma reserva para dois ou três meses.

O importante é ter em mente que, por mais desnecessária que a reserva possa parecer em um primeiro momento, na hora em que uma emergência surgir e você precisar do dinheiro, agradecerá a si mesmo(a) pelo esforço.

Saiba mais em: Como montar uma reserva de emergência?

5. Cultive bons hábitos de consumo

Um dos perigos de morar sozinho é se deixar levar pela empolgação e, principalmente nos primeiros meses, não se preocupar em fazer economias inteligentes. Por exemplo, quando for fazer compras no supermercado, lembrar-se de que os produtos têm prazo de validade e que você não precisa encher o carrinho sem necessidade.

Outro exemplo de economia inteligente é apagar a luz quando sair do ambiente ou desligar a televisão quando não estiver prestando atenção nela. Isso vale para os gastos com a água, ao lavar a louça ou as roupas. Se interessar, damos várias dicas de como diminuir os gastos desses dois recursos e como ter bons hábitos de consumo.

E aí, tudo pronto para morar sozinho(a)? Para garantir uma vida financeira equilibrada e muitos outros sonhos realizados, confira os artigos que disponibilizamos mensalmente aqui no Investir Bem.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br