trilha
compromisso

Ganhou um dinheiro extra? Saiba o que fazer com ele

Seja de onde vier essa quantia, saiba como utilizá-la a favor das suas finanças.

Dinheiro extra é aquela quantia que você recebe, mas que não faz parte do seu salário. Em outras palavras, é o dinheiro que você não estava contando, mas que é muito bem-vindo.

É o caso do Programa Participando do Sucesso da PepsiCo, que distribui a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para os(as) funcionários(as) que são elegíveis a receber esse tipo de bônus.

Pode ser também porque você decidiu vender algum bem ou item que possui ou porque recebeu um dinheiro de alguém.

Seja de onde vier a quantia, o importante é utilizá-la a favor das suas finanças. Como queremos ajudar você a tomar as melhores decisões, separamos três sugestões do que você pode fazer com os reais inesperados que entraram na sua conta.

1 – Pagar dívidas

Mesmo que você esteja esperando pela PLR, ou até mesmo pelo décimo-terceiro salário, estamos falando de um dinheiro adicional que você recebeu ou vai receber. Então, por que não organizar a vida financeira com ele?

Sabemos o quanto pode ser difícil – e até demorado - sair do endividamento, principalmente porque existem as contas mensais que precisam ser pagas. Muitas vezes, não sobra orçamento para fazer tudo e as dívidas só crescem.

Caso você esteja endividado(a) e/ou com o nome sujo, uma sugestão é direcionar esse extra para mudar a situação.

Se a dívida não for tão grande, você pode pegar uma parte para quitá-la, enquanto uma outra parte pode ir para uma das outras duas opções que compartilhamos a seguir.

Antes de partirmos para elas, compartilhamos aqui dois conteúdos que poderão ajudar você a acabar com as dívidas:

2 – Investir

Se a sua situação financeira estiver mais confortável, aproveite esse extra ou uma porcentagem dele para investir o dinheiro.

Normalmente, ao falarmos em investimento, o primeiro a ser feito é a reserva de emergência. Se você ainda não possui uma ou se ela ainda está sendo montada, essa quantia adicional será super importante.  

Explicamos com mais detalhes sobre a reserva neste artigo, mas para dar uma ideia: ela nada mais é do que um dinheiro que fica aplicado em um produto financeiro de liquidez diária (como CDB ou Tesouro, por exemplo) e que só pode ser retirado quando surgir um imprevisto.

Para quem já tem a reserva, pode pegar esse extra e fazer uma contribuição extraordinária no plano da Prev Pepsico, inclusive com a possibilidade de obter benefícios fiscais para quem faz a declaração do Imposto de Renda no modelo completo. Também é possível investir para a realização de um sonho, como comprar a casa própria, trocar de carro, fazer uma viagem com a família etc.

3 – Gastar

Quando entra um dinheiro extra, o primeiro pensamento que costuma vir na cabeça de muitas pessoas é comprar aquele item desejado.

Se você também tem esse pensamento, queremos chamar a atenção para um detalhe importante: cuidar das finanças significa poder aproveitar a vida da melhor maneira possível. Contudo, para isso, é importante não terminar o mês devendo ou sem dinheiro sobrando.

Com isso, queremos dizer que você até pode utilizar o extra e comprar algo que tanto queria, mas o indicado é fazer isso somente se sua situação financeira permitir. Do contrário, de que adianta ter aquela sonhada televisão, se as dívidas estão se acumulando?

Pode ser muito difícil se segurar nessas horas, mas não esqueça que tudo o que você faz hoje vai refletir no amanhã. Vale muito mais a pena dizer não para certas coisas que você deseja no presente, do que passar uma vida inteira com problemas no orçamento.

Por isso, lembre-se: se você quiser gastar o dinheiro extra que vai ganhar, somente tome essa decisão após ter certeza de que a saúde do seu bolso está em dia.

4 – Ajude a fazer e espalhar o bem

Uma outra maneira muito bacana de usar esse dinheiro extra é separar uma parte dele para apoiar entidades que promovem ações sociais.

A Pepsico tem o programa PepsiCo Positive (pep+), uma iniciativa de transformação estratégica que traz para o negócio, de ponta a ponta, crescimento e valor ao mesmo tempo em que inspira mudanças positivas para o planeta e para as pessoas. Esse programa conta com diversas entidades parceiras e você pode escolher uma ou mais delas para apoiar.

E lembre-se: você também pode apoiar essas entidades doando também o seu tempo.

Os conteúdos que publicamos no Investir Bem têm a missão de ajudar você a ter um bolso saudável (e uma conta bancária longe do vermelho). Sempre que precisar de dicas, acesse o nosso espaço!

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br