trilha
compromisso

Participando do Sucesso: o que fazer com o dinheiro extra?

Antes de pegar a quantia e sair gastando por aí, descubra como é possível tomar decisões sábias para fazer o dinheiro agir a seu favor.

Dinheiro a mais todo mundo gosta, concorda? E quando ele vem em boa hora então, melhor ainda! Com o Programa Participando do Sucesso da PepsiCo, temos a distribuição do PLR (Participação nos Lucros e Resultados) para os(as) funcionários(as) que são elegíveis a receber esse tipo de bônus.

O que isso significa? Que muitos(as) funcionários(as) da PepsiCo podem contar com um dinheiro extra e que é mais do que bem-vindo. Mas antes de pegar a quantia e sair gastando por aí, tire alguns minutos e leia este conteúdo, no qual mostramos como é possível aproveitar o valor inesperado e tomar decisões sábias para fazer o dinheiro agir a seu favor. Confira nossas dicas com base em duas situações:

1 – Você está com dívidas

É tentador aproveitar os reais extras e comprar aquele item que está na sua lista faz um tempo, mas acredite: é muito melhor acabar antes com as dívidas e dormir tranquilo(a), sem a sensação de dever na praça, do que ficar ainda mais endividado(a).

Se você se enquadra na situação de devedor(a), utilize o seu Participando do Sucesso (bônus) para sanar as dívidas. Temos dois conteúdos que podem ajudar nesta tarefa:

Caso o endividamento seja grande, reserve o valor total do bônus e quite o que der. Aproveite que tem o dinheiro em mãos para conseguir descontos na quitação.

Se o endividamento não for tão alto e sobrar algum dinheiro após acabar com as dívidas, você pode aproveitar as dicas seguintes.

2 – Você não está com dívidas

Se esta é a sua situação, então existem algumas finalidades possíveis para o bônus anual. Dê uma olhada:

Montar a reserva de emergência

A primeira delas é investir parte ou a totalidade do valor em uma reserva de emergência. Ela serve para aqueles momentos em que um imprevisto acontece (como quando o carro precisa de um reparo inesperado) e que você precisa ter dinheiro para resolver a situação.

Basicamente, a reserva de emergência evita que uma nova dívida seja contraída. Então, se você ainda não possui uma, aproveite o bônus para começar a montar a sua. Ensinamos aqui como fazer isso.

Caso você já tenha começado a reserva, que tal pegar parte do dinheiro extra (ou até mesmo tudo) e aumentar o valor dela? Essa é uma ótima opção para ganhar ainda mais fôlego financeiro quando um imprevisto acontecer. 

Investir no seu futuro

Já pensou em dar um “presente” para o seu eu no futuro? Para quem já tem a reserva, é possível usar esse dinheiro a mais e fazer uma contribuição extraordinária no plano da Prev Pepsico, inclusive com a possibilidade de obter benefícios fiscais para quem faz a declaração do Imposto de Renda no modelo completo. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato pelos canais de atendimento do site.

Investir nos seus sonhos

Deseja viajar? Trocar de carro? Sair do aluguel? Seja qual for o seu sonho, aproveite o bônus e invista o dinheiro para realizá-lo.

O ideal é que você já tenha a reserva de emergência formada. Caso a sua ainda não esteja criada, trace um plano para determinar o valor mensal que irá para a sua reserva e para a realização de suas metas. Caso precise de ajuda, leia:

Comprar um item desejo

Você não tem dívidas e é bem controlado(a) financeiramente? Nesse caso, por que não agradar a si mesmo(a)?

Muitas pessoas pensam que educação financeira é só sobre poupar e investir. Apesar de isso fazer parte, não significa que ninguém possa aproveitar a vida. Pelo contrário! Cuidar do dinheiro é ter o suficiente para o lazer, realização de sonhos e passar bons momentos com a família.

Entendido isso, se você não tiver dívidas, pode pegar uma quantia e comprar aquilo que tanto deseja. Só não esqueça de verificar o orçamento para ter certeza de que, se for fazer parcelamentos, terá dinheiro suficiente nos próximos meses para pagar suas contas.

Tudo pronto para aproveitar o seu merecido bônus? Para mais dicas sobre como cuidar do seu dinheiro, fique de olho nos conteúdos do Investir Bem!

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br