trilha
planejamento

Quer estudar fora do país? A gente ajuda no planejamento!

Com planejamento e dedicação este sonho pode estar mais perto do que você imagina. Conheça mais...

O que você pensa quando o assunto é estudar em outro país? Acha que isso está muito longe da sua realidade? E se dissermos que com planejamento e dedicação este sonho pode estar mais perto do que você imagina?

Seja para fazer a faculdade, aprimorar o idioma, um MBA, algum curso de especialização ou até mesmo um mestrado ou doutorado, muitas pessoas desejam ter uma experiência internacional. A seguir, mostraremos que se você se planejar do jeito certo, tudo é possível.

Confira nossos 6 passos para um planejamento de sucesso!

Passo 1 – Faça um projeto

Para começar, vem o famoso “por quê?”. Reflita em quais são seus sonhos ou, se o planejamento for para seu(sua) filho(a), converse com ele(ela) a respeito disso.

As possibilidades no exterior são variadas e as experiências são inúmeras. Por exemplo, é possível fazer um curso de curta duração em uma área específica, que pode durar de duas semanas a um ou dois meses.

A pessoa também pode optar por fazer a faculdade inteira no exterior ou ficar estudando fora por apenas um semestre. Ou seja, não existe um padrão a ser seguido, o que significa que cada um decide o que achar melhor como experiência.

Vale lembrar que hoje em dia muitas instituições de ensino oferecem a opção de fazer uma parte do curso de forma online e outra no formato presencial. Isso pode ser interessante para reduzir um pouco os valores.

Passo 2 – Defina o idioma

No mundo inteiro é possível encontrar excelentes oportunidades de educação, mas é importante aqui considerar que o domínio da língua é fundamental. Na maioria dos casos as instituições de ensino fazem exames de qualificação ou exigem alguma certificação para poderem aceitar a matrícula (sem contar que sem saber o idioma será impossível aprender e aproveitar ao máximo o curso).

Para nós, brasileiros(as), Portugal pode ser uma ótima opção porque elimina a barreira do idioma. Aliás, essa é justamente a razão pela qual muitos jovens e adultos optam por estudar lá.

Passo 3 – Seja sincero(a) com relação ao perfil acadêmico

Sonhos todos temos, mas às vezes é preciso fazer algumas adaptações para que possamos realizá-los. Quer um exemplo? De que adianta focar suas energias em um país de língua inglesa, se você ou seu(sua) filho(a) tem mais afinidade com o idioma espanhol?

A mesma reflexão vale para o perfil acadêmico: qual o tipo de curso que mais se encaixa com a dedicação que pode ser dada a ele?

Estudar fora do Brasil é um compromisso que será assumido por um período – seja ele curto ou longo. Por isso, reflita sobre o seu perfil (ou o de seu filho ou sua filha) e leve isso em consideração.

Passo 4 – Escolha o destino

Duas coisas estão em jogo aqui: o idioma e os custos. Quanto ao segundo item, existem países e cidades que são mais caros enquanto outros têm um custo de vida mais baixo. Também é importante considerar o valor das moedas de cada país em relação à nossa moeda. Por exemplo, será mais barato estudar espanhol na Argentina ou Chile do que na Espanha. Se o objetivo for estudar inglês, será mais barato fazer isso em países em que a moeda local tem menor valor do que na Inglaterra, que tem como moeda a Libra.

Considerar essa questão é importante na hora de criar um planejamento financeiro.

Para ter informações como valores de moradia, de alimentação e transporte público, você pode fazer uma pesquisa na internet, bater um papo com quem já viveu uma experiência semelhante, entrar em grupos de brasileiros nas redes sociais que estão fora do país estudando e/ou conversar com algum especialista na área.

Passo 5 – Conheça os programas (e as bolsas)

Há cursos de especialização que aliam educação com estágio remunerado. Essa pode ser uma alternativa para quem quer garantir uma renda enquanto vive fora do país.

Além disso, instituições de todo o mundo oferecem diversos tipos de bolsas de estudos. É possível conhecê-las por meio de uma pesquisa na internet ou entrando em contato com uma agência que seja especializada no assunto.

Passo 6 – Faça o planejamento financeiro

O último passo é também o mais importante, pois não adianta nada fazer todas as pesquisas e esquecer de guardar dinheiro para realizar o sonho, não é mesmo?

A quantia que será poupada varia de acordo com as despesas que você ou seu(sua) filho(a) terá e o tempo para juntar os valores necessários (levando em consideração a conversão para a moeda local).

Para formar a reserva para os estudos no exterior, uma ideia é definir uma quantia fixa por mês e ter comprometimento para que o valor definido seja mensalmente poupado.

Para auxiliar e agilizar a busca dos seus sonhos, você poderá investir no mercado financeiro. Sendo assim, é importante montar uma estratégia de investimento adequada ao seu objetivo.

Nessa hora, é preciso ser bem realista e não esquecer também dos compromissos mensais que você já tem. Lembre-se também da reserva de emergência, que já explicamos em outro artigo aqui.

Muitas pessoas, ao guardarem dinheiro para realizarem sonhos, começam com uma quantia mais baixa e criam metas para aumentar o valor de tempos em tempos. Seja qual for sua estratégia, lembre-se de que para conseguir dar conta do recado, é fundamental saber economizar e gastar o dinheiro com sabedoria.

Separamos dois conteúdos bem bacanas que podem ajudar nessa tarefa:

Além deles, temos diversos outros artigos. Clique aqui e conheça outros materiais disponíveis para você no Investir Bem.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br