Antes de gastar esse dinheiro desenfreadamente, veja como você pode usá-lo com sabedoria.
O décimo terceiro salário é aquele dinheiro extra sempre muito bem-vindo. Especialmente porque ele vem em uma boa hora: o fim de ano, uma época que costuma ter muitas despesas.
Por se tratar de “um dinheiro a mais”, muitas pessoas aproveitam para fazer compras de Natal, adquirir um aparelho eletrodoméstico, comprar roupas, enfim, os motivos são variados. O que muitos(as) se esquecem é que o 13º pode ser essencial para colocar as contas em dia e até para começar o novo ano com o pé direito.
Então, antes de gastar esse dinheiro desenfreadamente, veja como você pode usá-lo com sabedoria. Acompanhe as situações que separamos aqui!
Caso esse seja o seu caso, não tem jeito: o décimo terceiro salário é uma ótima saída para você quitar as suas dívidas ou reduzi-las. Isso pode não parecer tão tentador no primeiro momento, mas pense o seguinte: quanto menos você estiver devendo, mais poderá aproveitar no próximo ano, concorda?
Por essa razão, se você se enquadra nesse cenário, dê ênfase na sua saúde financeira e direcione o seu 13º para o pagamento das suas dívidas. A fim de fazer isso, liste todas as dívidas e as priorize, dando preferência para aquelas com juros maiores, como o rotativo do cartão de crédito e o cheque especial.
Como o décimo terceiro salário significa dinheiro em mãos, fica até mais fácil negociar com os credores. Há ainda situações de endividamento que podem entrar na Lei do Superendividamento. Se for o caso, utilize o seu 13º para uma renegociação.
Você não tem dívidas, mas tem muitas despesas no fim do ano? Então, uma dica é pegar parte do seu 13º e utilizar o dinheiro para as compras de Natal à vista. Além disso, a quantia pode também ser direcionada para cobrir gastos com festas, ceia, confraternizações, decorações etc.
O cuidado aqui é não gastar todo o décimo terceiro com isso, mas sim, definir um orçamento. Você pode criar: orçamento para presentes, para gastos com a ceia, decoração, dentre outros.
No começo do ano há algumas despesas que devem ser colocadas na ponta do lápis. É o caso do IPTU e IPVA. Há cidades e estados que oferecem descontos para quem paga esses impostos à vista. Verifique se isso se aplica à sua situação e aproveite o seu 13º para quitar essas pendências e ainda pagar menos.
Outra despesa comum é para quem tem filhos(as). Estamos falando dos gastos com a matrícula escolar, compra de uniforme e material escolar. É possível direcionar o seu 13º para esse objetivo (e ele pode ser inclusive utilizado para garantir algum desconto para pagamentos à vista).
Esse é o cenário de quem termina o mês no “zero a zero”. Explicando melhor, é quando o salário cobre todas as despesas mensais, mas não sobra dinheiro nenhum para investir.
Nesse caso, aproveite o seu décimo terceiro (ou parte dele) para começar a sua estratégia de investimentos. O indicado é iniciar com a reserva de emergência.
Para você entender, a reserva é uma quantia que deve ser usada somente para as emergências, como a perda da renda familiar, problemas na moradia, casos de doença e outras.
Basicamente, ela serve para dar segurança financeira e evita que você tenha que contrair dívidas para passar por uma situação inesperada. Usar o 13º salário para começar a reserva é uma maneira de criar o hábito de investir.
Quer saber como fazer isso? Leia:
Se você está nessa situação, ou seja, não tem dívidas e termina o mês com dinheiro sobrando, você pode:
Importante: o ideal, em caso de finanças equilibradas e dinheiro sobrando, é investir pelo menos uma parte do 13º. O restante você pode direcionar para as outras opções que sugerimos.
Quem é funcionário(a) da PepsiCo conta com ainda mais opções para usar o 13º. Veja quais são elas:
Se você for um(a) participante desse plano de previdência complementar fechada, pode usar uma parte do 13º para fazer uma Contribuição Extraordinária, investir e aumentar a sua reserva financeira. Além disso, é possível obter benefícios fiscais na declaração do Imposto de Renda.
A PepsiCo disponibiliza para seus(suas) funcionários(as) e familiares uma Linha de Apoio sobre questões financeiras, jurídicas, emocionais e sociais. Basta ligar para 0800 000 0716. A ligação é totalmente gratuita e confidencial.
Se você está em dúvida sobre a melhor maneira de investir, um(a) assessor(a) é a pessoa mais indicada. Esse tipo de profissional tem um olhar mais técnico e abrangente para as oportunidades e mudanças do mercado financeiro e saberá indicar estratégias para proteger e ampliar o seu patrimônio. Nesse caso, você pode entrar em contato com a Ethimos Investimentos:
Lucas Brigato
(19) 99755-8055
lucas.brigato@ethimos.com.br
www.ethimosinvestimentos.com.br
Essa dica vale para todos(as) – inclusive para quem está saudável financeiramente. Por mais que as tentações sejam grandes, lembre-se da máxima que diz “nada como um ano após o outro”.
Quanto mais disciplinado(a) você for com o seu 13º, mais folga financeira você terá no futuro e mais adequado será o seu padrão de vida. Por isso, cuide bem do seu bolso. Aqui no Investir Bem sempre damos diversas dicas para ajudar você nessa missão. Confira nossos outros posts!
O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.