trilha
compromisso

Black Friday: sonho ou pesadelo?

Você também planeja fazer compras durante a data? Se sua resposta for sim, é importante ficar atento a alguns detalhes para evitar problemas. Veja nossa dicas!

A Black Friday 2021 ocorrerá no dia 26 de novembro. No entanto, conforme aconteceu nas ocasiões anteriores, muitas lojas aproveitam para fazer uma semana inteira de descontos com o objetivo de atrair consumidores e, claro, vender mais.

Se depender dos(as) brasileiros(as), as vendas ocorrerão a todo vapor. Pelo menos, é o que indica a sondagem anual da área de Pesquisa e Audiência do UOL para Marcas, realizada em parceria com a MindMiners. Segundo o estudo, 67% dos(as) consumidores(as) pretendem aproveitar as promoções de Black Friday em 2021.

Você também planeja fazer compras durante a data? Se sua resposta for sim, é importante ficar atento a alguns detalhes para evitar que o sonho de consumo vire pesadelo.

E caso você seja do time que decidiu passar longe das ofertas, as dicas a seguir servirão para outras datas e para que consiga ajudar outras pessoas a ficarem mais atentas. Boa leitura!

Defina o que deseja comprar

A Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para trocar algum eletrodoméstico ou até para fazer as compras de Natal. Mas, não esqueça que é muito fácil se perder no meio das ofertas e na empolgação de colegas, vizinhos e familiares.

Tenha em mente que os anúncios promocionais e as campanhas de marketing com frases tentadoras são projetados para fazer você entrar em uma loja física ou acessar a loja on-line e comprar itens que não pretendia.

Para evitar cair em tentação, faça uma lista dos itens que deseja comprar na data. Em seguida, verifique quais deles são necessários.

Estabeleça um orçamento para as compras

Sua lista de itens de desejo pode ser grande, mas será que você terá dinheiro para pagar pelos produtos e seguir dando conta das suas obrigações mensais (como contas da casa e compras no supermercado)?

Para garantir que você não acabe endividado, decida antes o quanto deseja gastar em sua maratona de compras da Black Friday. Isso também ajudará a definir os produtos da sua lista, além de evitar as compras por impulso.

Dica: para definir um valor a ser gasto nas compras, verifique como está o seu orçamento financeiro.

Fique de olho nos preços

Infelizmente, existem empresas que agem de má fé e aumentam os valores dos produtos um tempo antes da Black Friday. Eles fazem isso para, quando chegar o dia oficial das promoções, oferecer um desconto “atraente”, mas que não passa de enganação.

A boa notícia é que em muitas cidades as entidades de defesa do consumidor, como o Procon, costumam ficar de olho nas mudanças de preços ocorridas durante o período. No entanto, sempre é bom comprovar se os descontos são bons realmente.

Caso você não tenha acompanhado os preços dos produtos que deseja comprar, existem sites e aplicativos que apresentam históricos de preços. Vale a pena consultá-los.

Avalie as alternativas

Se optar por fazer compras em uma loja física, leve sua lista de compras em uma mão e o celular na outra. Ao encontrar os itens que deseja, sempre faça uma verificação rápida para avaliar se o preço está realmente bom.

Caso faça compras on-line, a pesquisa ficará mais fácil de ser realizada.

Pontos de atenção

  • Antes de comprar qualquer coisa, pesquise a empresa ou o site que você está usando. Uma boa dica é verificar os comentários de quem já fez compra no local e dar uma olha no Reclame Aqui.
  • Desconfie de sites desconhecidos que oferecem grandes descontos.
  • Verifique se terá que pagar juros em uma compra parcelada.
  • Não presuma que um negócio vale a pena apenas porque o desconto parece ser grande. Para saber se a promoção é boa, confira o preço do produto sem o desconto.
  • Pode ser que nem todos os itens que você deseja estejam com um preço promocional. Nesse caso, vale a pena pesquisar para ver se é possível encontrá-lo mais barato em outro lugar.
  • Certifique-se de que o produto seja mesmo de qualidade e fuja de marcas desconhecidas.
  • Atente-se aos golpes por PIX. Este artigo poderá ajudar.

Por fim, não esqueça que seu dinheiro merece atenção e cuidado. Gaste-o com sabedoria e saiba onde economizar e investir. Para isso, fique sempre de olho aqui no Investir Bem.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br