trilha
compromisso

5 dicas para se livrar da ressaca financeira depois do Carnaval

Quando as festas acabam você descobre uma verdadeira bagunça na sua conta bancária? Então, esse conteúdo é para você!

Para algumas pessoas, o ano só começa de verdade depois do carnaval. Quem pensa assim costuma deixar muita coisa para resolver somente quando o período carnavalesco chega ao fim.

O problema é que os boletos não esperam o carnaval passar, os juros não dão trégua e as contas continuam vencendo. Como resultado, quando as festas acabam a pessoa se vê em uma verdadeira bagunça na conta bancária.

Isso tem um nome: ressaca financeira. Para evitar que você passe o ano cantando a marchinha “ei, você aí, me dá um dinheiro aí?”, compartilhamos 5 dicas. Aproveite-as!

1 – Faça um diagnóstico da situação

Imagine que você tenha dado uma festa em sua casa. Depois dos convidados terem ido embora você se depara com uma grande bagunça. Copos espalhados pelas mesas, toalhas sujas, refrigerante derramado no chão, comida que sobrou e por aí vai. É então que começa o trabalho de limpar e deixar tudo organizado novamente.

Com o dinheiro acontece a mesma coisa. Quando o carnaval passa, é fundamental avaliar a confusão que ficou. Por exemplo:

  • Quais foram os gastos?
  • Você assumiu novas dívidas (aqui incluem os gastos no cartão de crédito)? Se sim, você terá dinheiro para bancá-las ou precisará de um empréstimo?
  • Você tem dinheiro para as contas a vencer (como aluguel, energia, internet, escola dos filhos, faculdade e outras)?

Seja honesto(a) consigo mesmo(a) e coloque na ponta do lápis todas as novas dívidas que foram feitas durante o período.

2 – Faça um orçamento

Se você acompanha os conteúdos do Investir Bem, já deve ter notado que sempre citamos o orçamento. Não é para menos, afinal, é ele que ajuda no controle financeiro.

Além disso, com o orçamento é possível entender como está a sua situação atual e como estarão as finanças nos próximos meses. Como já falamos do assunto em outra oportunidade, não iremos nos alongar aqui. Mas se você ainda não tem um orçamento, no artigo abaixo ensinamos a criar um:

3 - Elabore um plano

Assim que fizer o diagnóstico da situação financeira atual, é hora de traçar um plano de ação. Se a ressaca foi grande e deixou uma grande bagunça de contas a pagar nos próximos meses, o primeiro passo é organizar o orçamento para conseguir dar conta do recado.

Nesse caso, a dica que damos é listar todas as suas despesas e verificar o que pode ser cortado ou reduzido. A tarefa pode ser difícil, mas seja duro(a). Lembre-se de que o objetivo é se curar da ressaca para aproveitar depois. Mesmo que isso leve alguns meses, dê ênfase em colocar ordem nas contas.

Se além das dívidas assumidas já existiam as antigas, liste todas elas e planeje-se para quitá-las. Compartilhamos algumas estratégias que podem ajudar nesse sentido. Saiba mais em:

Agora, se a ressaca não foi tão grande assim, analise se o seu orçamento atual dá conta de quitar todas as dívidas feitas durante o período. Se sim, ótimo. Do contrário, siga a dica que demos e veja as despesas que podem ser cortadas e reduzidas a fim de que você tenha dinheiro suficiente para pagar tudo em dia.

4 – Monitore os gastos

Não é porque o carnaval passou que você pode descuidar dos gastos. Especialmente se a ressaca financeira foi grande, é imprescindível controlar cuidadosamente tudo o que sai da sua conta.

Um dos grandes vilões é a compra por impulso, pois é ela que faz com que as pessoas assumam dívidas que não deveriam e, dependendo do caso, se afundem ainda mais.

Então, sempre que for comprar algo, verifique o orçamento e veja se tem dinheiro suficiente para seguir com a compra sem ter que assumir uma dívida que não poderá pagar.

5 – Revise os hábitos financeiros

Sabe aquela ressaca de carnaval que deixa a pessoa bem reflexiva sobre seus hábitos? Pois é, isso incluem também os hábitos financeiros.

Muitas vezes, uma pequena mudança no estilo de vida já pode fazer uma boa diferença no orçamento (e curar a ressaca). Com isso em mente, aproveite esse momento e olhe para suas finanças com carinho. Verifique se você tem uma boa relação com o dinheiro ou se precisa mudar o padrão de vida. Além disso, trace metas para motivá-lo(a).

Aqui explicamos com mais detalhes como você pode conseguir ter folga no orçamento com a mudança de hábitos. Além desse conteúdo, todos os meses publicamos no Investir Bem materiais voltados a ajudar você a atingir um maior equilíbrio financeiro. Por isso, fique de olho no nosso site!

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br