Está com a sensação de que sua vida financeira saiu dos trilhos? Então, confira nossas 5 dicas!
Uma compra parcelada aqui e outra ali. Aquele desejo de aproveitar a vida e que acabou impactando o orçamento. Um conserto do carro que não deu mais para esperar. E assim, somando tudo, de repente a vida financeira parece ter virado de cabeça para baixo.
Independentemente de qual tenha sido o motivo, se você sente que as suas finanças estão desorganizadas, este artigo é para você! Veja como, com alguns passos simples, é possível colocar tudo em ordem. Confira a seguir!
Uma das regras da organização financeira é entender como usamos o nosso dinheiro. Parece simples, e você até pode achar que sabe a resposta, mas para ter certeza mesmo, é importante anotar todos os gastos, por menores que sejam. Isso porque muitos dos gastos que temos são chamados de invisíveis, pois parecem insignificantes.
Então, durante um mês, faça uma lista de tudo o que você gasta: desde o cafezinho da manhã, até as contas fixas, como aluguel, luz, água. E não esqueça dos gastos com lazer, transporte e alimentação.
Agora que você sabe como está gastando o seu dinheiro, o próximo passo é começar a organizar a casa. Para isso, faça duas perguntas:
A ideia é criar um planejamento que leve em conta o que é necessário e o que pode ser ajustado.
Leia também:
Parcelar é uma solução rápida para conseguirmos ter o que desejamos. No entanto, para organizar a sua vida financeira, entenda que você precisa saber se há espaço no seu orçamento para as parcelas.
Por exemplo, se você já tem várias dívidas ou contas fixas, cada parcela nova pode ser um peso a mais que vai dificultar o seu controle financeiro. Mesmo que a parcela pareça pequena, a soma delas no fim do mês pode ser significativa.
E caso você ainda não tenha elaborado o seu orçamento, este conteúdo vai ajudar.
Se você está com dívidas, é fundamental priorizá-las. Coloque no papel para quem você deve, quanto e qual a taxa de juros. Em seguida, faça uma lista começando com as dívidas com juros mais altos, pois elas devem ser pagas primeiro para evitar que cresçam ainda mais.
À medida que uma dívida é quitada, use o dinheiro que sobrar para pagar a próxima da lista. Isso ajuda a aliviar o peso do endividamento. Mas, como ter dinheiro suficiente para se livrar dessa situação?
O primeiro passo é analisar os seus gastos (para onde seu dinheiro está indo) e verificar o que dá para cortar ou ser reduzido. O segundo é adotar pequenas mudanças no dia a dia, como fazer uma lista quando for ao supermercado, controlar o saldo bancário e pensar duas vezes antes de comprar algo por impulso.
A ideia é que essas ações ajudem você a economizar dinheiro para conseguir quitar suas dívidas. E já que o assunto é endividamento, não deixe de ler este conteúdo:
Por fim, para colocar a vida financeira em ordem, defina metas para o futuro. Seja guardar um valor para um objetivo, como uma viagem ou um grande sonho, ou mesmo para se livrar de todas as dívidas. Tenha metas claras: quanto você quer economizar e até quando?
Na prática, é fundamental estabelecer prazos e valores, e acompanhar o progresso regularmente. Se precisar de ajuda para definir suas metas, nossa dica é adotar o método SMART. Temos um artigo bem bacana sobre o tema:
Pronto(a) para organizar sua vida financeira? Lembre-se que o Investir Bem está aqui para caminhar com você e auxiliá-lo(a) a ter controle do seu dinheiro. E não deixe de visitar também a plataforma nudge!
O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.