trilha
planejamento

5 pequenas mudanças que podem fazer a diferença no orçamento

Conheça mudanças simples, mas eficazes, que podem transformar a maneira como você lida com seu dinheiro.

Quem nunca cometeu um erro aqui e ali quando se trata de gastar dinheiro? Como diz o ditado, “errar é humano” e, de fato, é errando que aprendemos.

No entanto, se não aprendermos com esses erros, o impacto negativo pode virar uma bola de neve. Muitas vezes, pequenas mudanças já nos ajudam a não cometermos deslizes e a termos mais controle da vida financeira.

A seguir, veja cinco mudanças simples, mas eficazes, que podem transformar a maneira como você lida com seu dinheiro e ajudar a criar um orçamento mais saudável. Aproveite!

1 – Pense antes de comprar

Seja um item em promoção ou um produto que simplesmente chamou a nossa atenção, muitas vezes acabamos adquirindo coisas que, no fim das contas, não eram necessárias e podem até gerar arrependimento.

Para quem está com o orçamento equilibrado, essas compras podem não causar grandes problemas. Porém, para quem vive com o dinheiro contado, esses pequenos deslizes podem comprometer seriamente as finanças.

Para não cair na tentação de gastar em algo que parece irresistível no momento, pense antes de fazer a compra. Adotar uma postura consciente é essencial para um orçamento equilibrado. Como fazer isso?

Antes de adquirir um item, veja se realmente precisa dele, se ele cabe no orçamento e se trará um benefício real para você. Lembre-se de que quanto mais consciente for sua abordagem às compras, mais fácil será manter o controle do seu orçamento e evitar gastos desnecessários.

2 – Use e abuse das listas

As listas são ferramentas poderosas quando se trata de manter um orçamento equilibrado. Elas ajudam a evitar compras por impulso e garantem que você concentre-se apenas no que realmente precisa.

Antes de ir ao supermercado, por exemplo, anote em um papel ou em um aplicativo no celular tudo o que necessita comprar. Essa estratégia também pode ser aplicada em outras situações, como na compra de roupas, presentes de aniversário, Natal ou qualquer outra ocasião especial.

Tenha em mente que as listas são como um plano a ser seguido. Ao manter atenção sempre no que for comprar, você evita arrependimentos e gastos que podem prejudicar o seu orçamento.

3 – Tenha um objetivo

Sabe a tão sonhada viagem com a família, a compra de um imóvel, um curso de idiomas, a troca de carro ou a reforma da casa? Se tudo isso parece distante de você, crie uma meta. Por exemplo: fazer um intercâmbio daqui a 3 anos.

Em seguida, escreva o objetivo em um papel e coloque-o em um lugar que você possa ver todos os dias. Para que a meta tenha um poder maior, dê ênfase em algo que você queira muito. Sempre que sentir vontade de comprar algo por impulso ou que resulte em dívidas, lembre-se do papel e visualize-se alcançando o seu sonho.

Pode parecer besteira, mas o fato de ter uma meta costuma incentivar as pessoas a economizarem e, consequentemente, a cuidarem melhor do orçamento.

Leia também:

4 – Controle o saldo bancário

Controlar o saldo bancário é uma maneira de verificar como estão os gastos do mês. Apesar de ser uma prática simples, muitas pessoas evitam fazer isso por medo de descobrir que estão gastando mais do que deveriam. No entanto, não ter esse hábito pode levar a problemas maiores, como o acúmulo de dívidas e a perda do controle financeiro.

Ao controlar o saldo da sua conta, você consegue acompanhar para onde o seu dinheiro está indo e identificar quaisquer gastos excessivos ou que possam demonstrar um comportamento financeiro que merece o alerta (como as compras por impulso).

Desse modo, você pode ajustar o seu comportamento antes que seja tarde demais, evitando que o dinheiro acabe antes do fim do mês e outras surpresas desagradáveis.

Leia também:

5 - Aproveite programas de recompensas

Muitos supermercados, lojas e cartões de crédito oferecem programas de recompensas, cupons de desconto e cashback. Eles permitem que você acumule pontos ou receba parte do valor gasto de volta, o que pode resultar em economias significativas e que farão muito bem para o seu bolso.

Mas, atenção: a estratégia somente faz sentido se for usada de modo consciente, ou seja, se o produto a ser adquirido é algo que você precisa. Fuja da tentação de adquirir itens apenas para aproveitar um desconto ou acumular pontos. Isso pode levar a gastos desnecessários e acabar comprometendo o seu orçamento.

Para tirar o máximo proveito dos programas de recompensas, planeje suas compras para coincidirem com as promoções. Nesse caso, os pontos, cashback ou cupons serão muito bem-vindos.

Preparado(a) para adotar essas pequenas mudanças e gastar com mais consciência? Para mais conteúdos bacanas como este, acesse o Investir Bem.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br