trilha
planejamento

Ano novo, vida financeira nova

Aproveite o embalo do recomeço e adote uma atitude diferente daquela que você tem mantido até agora com relação ao seu dinheiro.

O novo ano sempre representa um recomeço. Por isso, muitas pessoas já começam o mês de janeiro com foco em resoluções, como perder peso, ler mais, praticar esportes e diversas outras metas! Todas essas são ótimas aspirações, porém, que tal olhar também para o lado financeiro?

Queremos propor algo a você: aproveitar o embalo do recomeço e adotar uma atitude diferente daquela que você tem mantido até agora com relação ao seu dinheiro. Para ajudar nessa jornada, elaboramos um conteúdo bem especial cheio de dicas. Confira!

Reveja a sua vida financeira do ano passado

Como foi o ano que passou? Quais foram os seus gastos? Você aumentou suas dívidas ou conseguiu manter o equilíbrio?

Responder a essas perguntas é importante para entender o que precisa ser mudado e o que pode ser mantido. Uma boa maneira de saber isso é analisar quais foram os seus gastos e hábitos de consumo.

Caso você tenha usado um orçamento, a análise fica mais fácil. Do contrário, você precisará tirar um tempinho para buscar na memória os principais acontecimentos que afetaram o seu bolso.

Por exemplo, em algum momento você precisou atrasar a fatura do cartão de crédito? Não conseguiu investir porque não tinha dinheiro suficiente? Pagou as mensalidades da academia, mas a frequentou muito pouco durante o ano? Ou, quem sabe, conseguiu montar a reserva de emergência?

Ter conhecimento desses detalhes é muito importante para evitar que você cometa os mesmos erros.

Entenda a sua situação financeira

Você olhou para trás, mas, agora é a hora de olhar para o presente. Para isso, liste suas despesas e veja se o dinheiro que entra na sua conta é o suficiente para pagá-las. Caso não seja, siga estas dicas:

  • Faça uma análise cuidadosa dos gastos que podem ser cortados ou reduzidos. Por exemplo, quem sabe não esteja na hora de mudar o plano da TV a cabo ou de cancelar alguma assinatura ou contrato?
  • Verifique seus hábitos de consumo e veja o que fazer para comprar de forma mais consciente.
  • Adote atitudes que ajudem a ter um orçamento mais equilibrado, como desligar as luzes ao sair de um ambiente, acompanhar a conta bancária, aproveitar o lazer gratuito, entre outras.

Além desses três pontos, se você começou o ano com o pé nas dívidas, dê foco em acabar com elas o mais rápido possível. Neste conteúdo separamos algumas dicas que poderão ajudar você a reverter a situação.

Elabore um orçamento

Um novo ano começou e você quer melhorar sua saúde financeira. Então, inevitavelmente vai precisar ter um orçamento para controlar o dinheiro que entra e sai da sua conta.

Além do mais, é o orçamento que mostra com precisão quais são os seus gastos, o que ajuda na hora de definir o que pode ser cortado ou reduzido. Em outra oportunidade explicamos como montar um. Então, se você ainda não tem o seu, aproveite para ler:

Tenha um planejamento

O orçamento dá uma ótima visão sobre como está a sua situação financeira. Partindo dele, é o momento de olhar para os meses que virão e definir o que é importante para você e sua família.

Para ilustrar, caso você tenha dívidas, o planejamento para o novo ano deverá ser em quitá-las. Agora, se sua situação estiver melhor, que tal começar a investir?

Ter um planejamento financeiro ajuda a evitar dívidas desnecessárias e a garantir que você ande nos trilhos. Para criar um, acesse:

O planejamento vai dar também um direcionamento sobre como organizar as finanças para o ano. Explicamos melhor a seguir.

Organize o orçamento

Com um bom planejamento e controle do dinheiro, aos poucos a sua vida financeira vai melhorar. Para isso, você também precisará organizar o orçamento. Existem métodos que podem ajudar, como a regra do 50-30-20. Ela funciona assim:

  • 50% do dinheiro deve ir para gastos essenciais
  • 30% do dinheiro é destinado para os desejos
  • 20% são destinados para objetivos financeiros

Você pode adaptar a porcentagem conforme a sua condição financeira, mas o importante aqui é entender que se você deseja ter um novo ano sem muito estresse nas finanças, a organização do dinheiro é essencial. Leia mais em:

Pense também na sua aposentadoria

Quem é funcionário(a) da PepsiCo e ainda não tem um plano de previdência complementar pode aproveitar o início do ano para fazer a adesão ao plano da Prev Pepsico. Esse plano é aberto a todos(as) os(as) funcionários(as) e tem muitas vantagens, sendo que a principal delas é a contrapartida da PepsiCo sobre o valor que cada participante investe, que é de 200%. Ou seja, para cada R$1,00 investido a PepsiCo investe mais R$2,00 para o(a) participante.

Com essas dicas, desejamos que o seu novo ano seja muito saudável em todos os aspectos, inclusive nas finanças, pois sabemos o quanto o dinheiro influencia. Não esqueça de contar com os conteúdos do Investir Bem ao longo do ano. Acesse o site sempre que precisar de dicas!

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br