trilha
planejamento

Dicas para desenvolver a sua disciplina financeira

Desenvolva bem esse comportamento e conquiste muito mais saúde nas suas finanças.

Nem precisamos dizer que dever dinheiro, seja para quem for, não é sinônimo de paz na hora de dormir, não é mesmo? Sem contar que, quando a conta não fecha, objetivos e sonhos são deixados de lado.

Apesar de ninguém desejar isso, no Brasil a situação é um pouco complicada. Isso porque o nível de endividamento das famílias atingiu o maior patamar em 10 anos. É possível evitar que isso aconteça e passar longe das estatísticas. Como?

A resposta está em duas palavras: disciplina financeira. Explicamos melhor a seguir:

O que é disciplina financeira?

Disciplina financeira é a capacidade de usar o dinheiro de modo a tomar boas decisões. Refere-se às boas práticas do dia a dia e aos bons hábitos para ajustar o orçamento doméstico, de modo que não falte dinheiro no fim do mês.

Se uma pessoa gasta tudo o que ganha, ou se termina o mês no vermelho, é porque não possui disciplina financeira. Na prática, significa dizer que ela não consegue guardar dinheiro para realizar sonhos e/ou pode estar endividada.

Como ter disciplina financeira?

Disciplina financeira é sinônimo de relação saudável com o dinheiro. Qualquer pessoa pode atingir o equilíbrio nas finanças, por isso, separamos cinco dicas. Anota aí:

1 – Conheça quais são seus gastos

Sabe aquela sensação de chegar no fim do mês e não entender para onde o dinheiro foi? É muito comum sentir isso. O motivo é justamente a falta de controle financeiro.

Então, a primeira dica é você começar a anotar tudo o que gasta. O ideal é fazer uma planilha de orçamento e nela categorizar cada despesa.

Por exemplo:

  • Gastos com educação: matrícula dos filhos, compra de material escolar, mensalidade do curso de idiomas etc.
  • Gastos com moradia: aluguel, condomínio, contas de luz e água etc.
  • Gastos com alimentação: restaurante e supermercado.

E quando falamos em anotar, é para anotar tudo mesmo. Desde uma bala que você comprou na padaria, até um novo aparelho de eletrodoméstico.

2 – Mude seus hábitos

Aquele sanduíche que você come uma ou duas vezes por mês pode até ser barato. Mas, quando você o come 3 dias por semana, a soma disso pode ser de assustar.

Mudar hábitos é praticamente obrigatório para quem deseja ter disciplina financeira. Para saber o que precisa mudar na sua vida, analise seus gastos e separe o que é realmente necessário daquilo que é supérfluo.

Não tem problema algum sair para jantar com os(as) amigos(as) uma vez por semana. O problema é se o orçamento, neste momento, não permitir. Caso você esteja vivendo um período mais apertado em termos financeiros, inevitavelmente terá que fazer escolhas.

Sabemos que isso pode até ser um pouco difícil no começo, mas depois, acredite: vai valer a pena.

Leia também:

3 – Quite suas dívidas

As dívidas podem ser a grande barreira para a disciplina financeira. Com isso em mente, caso você esteja endividado(a), independentemente do grau que for, aproveite a mudança de hábito para sair dessa situação.

Faça uma lista de todos os pagamentos em atraso. Relacione também o total da dívida, o número de parcelas e os juros. Em seguida, veja aquelas dívidas que têm os juros mais altos e trate de quitá-las o quanto antes.

Um plano de ação pode ajudar e explicamos tudo aqui.

4 – Gaste com consciência

Não interessa se tem uma promoção imperdível ou se o último modelo de celular chegou às lojas. Na hora de realizar uma compra, é preciso ter muita consciência. Existem quatro perguntas que podem ajudar:

  • Eu realmente preciso disso?
  • Foi isso que vim buscar na loja?
  • Posso viver sem esse produto?
  • Será que não estou comprando isso por emoção, apenas para me sentir bem?

Entenda que o objetivo da disciplina financeira é também permitir que você compre algo por prazer. No entanto, antes disso, é preciso ter o dinheiro muito bem organizado.

Quanto mais consciente você for na hora de comprar, mais o seu bolso agradecerá.

Leia também:

5 – Organize suas finanças

Sem finanças organizadas, não tem como conquistar a disciplina financeira. Existem alguns métodos que podem ser adotados para colocar tudo em ordem, como o 50-30-20. Ele funciona assim:

  • 50% do dinheiro deve ser separado para gastos essenciais.
  • 30% direcionado para os desejos.
  • 20% vai para os objetivos financeiros (que pode ser quitar uma dívida ou montar a reserva de emergência).

Esta é apenas uma das técnicas de organização financeira. Você pode saber mais dela (e de outras), neste post:

Gostou das nossas dicas? Conte com a Prev Pepsico para ir mais longe. Acesse outras dicas aqui no Investir Bem!

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br