trilha
planejamento

Finanças para quem vai casar

Como desejamos uma vida feliz e próspera junto daqueles que amamos, trouxemos algumas dicas para que o dinheiro não atrapalhe a relação. Anote aí!

Você encontrou a pessoa especial e decidiu compartilhar a vida com ela. Juntos(as), vocês têm diversos planos para construir uma família e viver felizes para sempre. Mas, se tem algo que os contos de fadas não nos ensinaram, é que problemas financeiros podem fazer o sonho se tornar um pesadelo.

Como desejamos uma vida feliz e próspera junto daqueles que amamos, trouxemos algumas dicas para que o dinheiro não atrapalhe a relação. Anote aí!

1. Conversem sobre dinheiro

Muitos casais adiam a conversa sobre as finanças ou, o que é pior, nunca chegam a falar abertamente sobre o assunto. No entanto, a falta de conhecimento sobre o lado financeiro de cada um pode afetar seu futuro juntos.

Para evitar problemas, é interessante conhecer a situação em que cada um está. Por exemplo, o(a) parceiro(a) possui dívidas ou empréstimos? Investe o dinheiro? Possui cartões de crédito?

Ter um bom conhecimento dos hábitos de gastos e da situação financeira um do outro ajudará vocês a tomar decisões sobre como mesclar o dinheiro depois de casados. Além de, claro, ajudar também na realização de sonhos que tenham em conjunto.

Nessa conversa, aproveitem para discutir sobre o que os deixa confortáveis: há casais que preferem contas bancárias conjuntas, já outros optam por manter contas individuais. Do mesmo modo, há aqueles que têm contas individuais para questões mais pessoais, mas possuem uma conta conjunta para um objetivo específico.

2. Façam um planejamento orçamentário

Todo controle financeiro inicia com o orçamento doméstico. Nele são especificadas todas as receitas (dinheiro que entra na conta) e despesas (dinheiro que sai da conta).

Para que vocês possam criar o orçamento da família é importante que ambos sejam transparentes sobre todas as entradas e saídas de dinheiro. Em seguida, vocês podem agrupá-las conforme explicamos aqui.

No começo isso pode ser um pouco mais trabalhoso, mas pode ter certeza de que o orçamento será uma ferramenta muito útil para que a família tenha uma vida que caiba no bolso.

3. Discutam prioridades e metas

Um de vocês quer ter a casa própria e, para isso, abre mão do automóvel enquanto a outra pessoa não vive sem o carro. Para evitar brigas futuras, tenham uma conversa honesta sobre quais são as prioridades de vocês.

Mantenham-se abertos para ouvir a opinião um do outro e coloquem tudo na ponta do lápis (ou melhor, em uma planilha de orçamento doméstico).

Falar sobre dinheiro pode ser estressante, mas é importante conversar sobre suas prioridades financeiras com seu(sua) parceiro(a). Lembre-se de que será muito mais fácil alcançar os objetivos se vocês unirem os esforços.

4. Caso tenham dívidas, elaborem um plano para quitá-las

O grande perigo das dívidas é que podem virar uma bola de neve se não dermos a elas a devida atenção. Por isso, se pelo menos uma pessoa do casal tiver endividada, façam um plano para saírem do vermelho.

Confira algumas dicas para quitar as dívidas.

5. Montem uma reserva de emergência

O período antes do casamento é um ótimo momento para começar a construir um fundo de emergência. Verifiquem o quanto vocês conseguem investir mensalmente em uma reserva de emergência para cobrir despesas inesperadas e situações adversas, como problemas na moradia ou com o carro.

Para montar essa reserva, o recomendado é escolher um investimento de renda fixa com liquidez diária, como títulos do Tesouro, CDBs, LCAs e LCIs. Outra opção são os fundos em renda fixa com alta liquidez.

Neste artigo apresentamos o passo a passo para a criação da reserva de emergência.

Aproveite que está aqui e dê uma olhada nos hábitos e comportamentos financeiros para um consumo consciente. Mostre o texto para o(a) seu(sua) parceiro(a) e vejam o que vocês podem começar a fazer desde já para garantir um casamento financeiramente saudável.

E não esqueça: fique sempre atento(a) ao conteúdo do Investir Bem.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br