Criamos um guia com os principais itens que você deve ficar de olho agora para começar 2023 longe do vermelho!
Mais um ano terminando e você já sabe o que vem por aí: festas, confraternizações e férias. Toda essa alegria é muito merecida, mas nem por isso devemos nos descuidar de algo importantíssimo e que garantirá um 2023 longe de dívidas.
Se você costuma acessar os conteúdos do Investir Bem, já sabe muito bem que estamos falando do planejamento financeiro. Vale a pena aproveitar os próximos dias e tirar um tempinho para ele, pois assim você preparará o bolso da família para um fim de ano sem estresse na conta bancária.
Como nossa missão aqui é ajudar, criamos um guia com os principais itens que você deve ficar de olho agora para começar 2023 longe do vermelho!
A primeira parcela do décimo terceiro salário será paga em novembro. Você já sabe o que fazer com ela?
A melhor maneira de garantir um bom proveito desse dinheiro é utilizá-lo para não começar o ano endividado. Isso significa aproveitar o décimo terceiro para quitar dívidas ou para reduzi-las.
Lembre-se de que com o dinheiro em mãos o poder de negociação fica maior. Então, se for o caso, que tal pegar a quantia recebida e tentar renegocias suas dívidas?
Outro uso do 13º é para os gastos de fim de ano. Uma dica aqui é limitá-los a até 20% do salário. O restante você pode usar para o início do ano que vem, com as matrículas dos(as) filhos(as), compra de material escolar, pagamento de impostos etc.
Caso sua situação financeira esteja mais confortável, por que não aproveitar o décimo terceiro para aumentar a sua reserva de emergência? Isso dará uma segurança ainda maior para quando os imprevistos surgirem em 2023.
Outra possibilidade interessante é usar uma parte desse dinheiro e fazer uma contribuição extraordinária para um plano de previdência privada, como o da Prev Pepsico.
Um novo ano começa e, com ele, voltam todas as despesas de janeiro. Para quem tem filhos(as) em idade escolar, é o momento de se preocupar com a matrícula, uniforme e material.
Como comentamos, você pode usar o décimo ou uma parte dele para isso. Mas, caso esse dinheiro já esteja comprometido, ou que os gastos sejam mais altos do que o previsto (sabemos que isso pode acontecer), a saída é você se planejar.
Comece desde agora a montar seu orçamento doméstico para 2023 (este artigo pode ajudar). Liste todas as despesas que terá e faça uma previsão dos gastos com matrícula, uniforme e material escolar.
Verifique quanto sobra por mês para parcelamentos, caso seja necessário. O importante aqui é você ter um bom planejamento para não começar o ano com dívidas para pagar.
Festas de fim de ano combinam com detox financeiro. Talvez você queira dar presentes para muitas pessoas e organizar uma festa grande para a família.
No entanto, pode ser que seu bolso ainda não permita que esse cenário se concretize. Nesse caso, uma solução é dar um passo para trás e examinar a sua situação financeira atual.
Se você ainda não tem um orçamento doméstico, é hora de criar um. Caso não tenha tempo para fazer isso agora, liste todas as suas despesas (incluindo as dívidas) e verifique quanto você pode gastar para as festas.
Tenha como regra o seguinte: se quer começar o ano com o pé direito, não é o seu orçamento que deve se adequar a você. É você que precisa se adequar a ele.
Portanto, analise com muita atenção a quantia que pode ser usada para as festas de fim de ano e atenha-se a esse valor.
As merecidas férias estão chegando e você quer viajar com a família. Para quem foi bem organizado e já fez sua poupança para as férias, agora é hora de aproveitar.
Do contrário, aqui vale a mesma dica das festas de fim de ano. Recue um pouco e analise o quanto o seu orçamento permite.
Tenha em mente que vale muito mais a pena dar uma segurada agora e aproveitar bem as próximas férias, do que gastar o dinheiro que você ainda não tem em algo que precisará passar meses depois pagando.
Existem várias maneiras de você aproveitar suas férias com a família sem precisar se apertar no início de ano.
Dica de leitura:
Início de ano é aquela época que precisamos pagar impostos, como é o caso do IPTU e IPVA. Verifique se existem descontos para pagamentos à vista ou em quantas vezes é possível fazer um parcelamento sem juros.
Cada estado tem suas regras quanto aos pagamentos, mas existe algo que vale para todo mundo, independentemente de onde more: o bom planejamento faz toda a diferença.
Com isso em mente, quando for considerar os gastos de início de ano para melhor se planejar, não esqueça de listar os impostos.
O mês de dezembro costuma ser farto em gastos, especialmente por conta das festividades. Para quem faz compras com cartão de crédito, os pagamentos costumam acumular em janeiro.
Por essa razão, é preciso tomar um cuidado extra. Na hora de se planejar para 2023, leve em consideração os gastos com a fatura.
Como você pode ver, são muitos os itens a levar em conta ao pensar no planejamento financeiro do próximo ano. Para não perder o controle, coloque em um papel ou na planilha todos os gastos dessa época. Mas, coloque “todos” mesmo: os gastos fixos, como contas de energia água, aluguel etc., as despesas variáveis, como alimentação, e os que estão previstos para o início de 2023, como pagamento de impostos, matrícula, uniforme, seguro do carro etc.
Isso dará uma boa ideia do montante que você precisará desembolsar para pagar tudo em dia. Também servirá para mostrar o quanto você poderá gastar nas festas de fim de ano e, claro, nas suas férias.
Gostou desse conteúdo? Para garantir um novo ano mais tranquilo para o seu bolso, aproveite nossas outras dicas. Acesse o Investir Bem e saiba mais!
O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.