trilha
conhecimento

Dicas para usar bem o 13º salário

O 13º salário pode ser uma boa ajuda para dar uma folga às finanças ou até para melhorar o orçamento. Para isso, esse dinheiro extra deve ser usado com sabedoria.

O fim do ano costuma ser uma época de muitos gastos. Somado a isso tem o fato de que as dívidas existentes nos meses anteriores não desaparecem sozinhas e as despesas não se encerram no dia 31 de dezembro. Pelo contrário, pois, como comentamos neste artigo, com o início de mais um ano vêm as parcelas de IPTU e IPVA, para citar apenas alguns exemplos.

O 13º salário pode ser uma boa ajuda para dar uma folga às finanças ou até para melhorar o orçamento. Para isso, esse dinheiro extra deve ser usado com sabedoria. A seguir, separamos cinco dicas de como utilizá-lo bem:

1 - Pague suas dívidas

Se você estiver endividado, o recebimento do 13º salário é uma ótima oportunidade para reverter a situação. Nesse caso, liste todas as dívidas que tem e dê preferência para aquelas em atraso com juros maiores, como o rotativo do cartão de crédito e o cheque especial.

Com dinheiro em mãos você pode criar uma estratégia para negociação com os credores. Aproveite também para analisar se a sua situação de endividamento se enquadra na Lei do Superendividamento. Se for o caso, o décimo terceiro pode ser reservado para uma renegociação.

2 – Banque as despesas de fim de ano

Uma parte do 13º pode ser utilizada para o período festivo do fim de ano. Uma dica é usá-lo para as compras de Natal à vista.

Ainda pensando no mês de dezembro, lembre-se de que além dos presentes existem os gastos com as festas, como ceia e decorações. Você pode, então, aproveitar uma quantia desse adicional na renda e utilizá-lo para cobrir essas despesas.

3 – Considere as despesas de janeiro

Na hora de planejar o uso para o 13º salário, considere também as despesas comuns do começo do ano. Verifique se sua cidade e estado oferecem descontos para pagamentos à vista de IPTU e IPVA. Em caso afirmativo, pode valer a pena utilizar o dinheiro para pagar os impostos a um valor reduzido.

Para quem tem filhos, o começo de ano é também época de comprar uniforme e material escolar. Nesses dois casos, o décimo terceiro pode ser utilizado para pagamentos à vista, o que proporcionará a você o poder de barganhar melhores preços.

4 – Invista

Caso já tenha alguma estratégia de investimento, pode aproveitar o 13º para engordar suas aplicações. Do contrário, por que não usar parte do dinheiro e se tornar um(a) investidor(a)?

O recebimento do décimo terceiro pode ser o momento ideal para você criar o hábito de investir. A sugestão é começar com a reserva de emergência, pois ela ajudará a cobrir os imprevistos que surgirem no futuro e evitará que, quando alguma emergência surgir, você tenha que se endividar para cobri-la.

Explicamos tudo sobre assunto no artigo: Aprenda a montar a sua reserva de emergência.

Outra boa opção de investimento, se você já é participante da Prev Pepsico, é usar uma parte do 13º para fazer uma contribuição extraordinária ao seu plano.

5 – Gaste com sabedoria

Se você estiver com as finanças em dia e com o planejamento financeiro para o próximo ano montado, pode até aproveitar uma parte do 13º salário para se presentear. Afinal, educação financeira é sobre ter dinheiro para aproveitar também as coisas boas da vida.

Contudo, se sua situação financeira ainda não permitir que você utilize uma parcela dessa renda extra para comprar algo que queira muito, evite as compras por impulso. Lembre-se de se cuidar para não cair em novas dívidas parceladas, pois, o seu início de ano pode não ser muito agradável em termos financeiros.

Por fim, não esqueça que ao utilizar o décimo terceiro deste ano com sabedoria, no próximo você terá mais chances de aproveitar o dinheiro de outra maneira. Isso porque, com as finanças em dia, ele poderá ser inteiramente destinado à conquista de seus sonhos.

Para isso, é essencial cuidar bem do seu bolso! No Investir Bem procuramos sempre trazer bons conteúdos para ajudar você a tratar bem do seu dinheiro. Aproveite que já está aqui e confira nossos outros posts.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br