trilha
planejamento

Planejamento financeiro para 2022: comece o ano com o pé direito

Como nós acreditamos que viver bem é também ter saúde financeira, criamos um guia para ajudar você a se planejar para o ano que vem.

Já estamos na reta final de 2021 e, por isso, nossa pergunta é: você já pensou nas suas resoluções para o próximo ano? Será que alguma delas tem a ver com melhorar a vida financeira?

Pois é, muita gente esquece de pensar na saúde do bolso quando o novo ano está prestes a começar. Mas, como nós acreditamos que viver bem é também ter saúde financeira, criamos um guia para ajudar você a se planejar para 2022.

Por que é importante?

Se tem algo que todos nós aprendemos é que, infelizmente, nenhum problema acaba na virada do ano. Do mesmo modo, todas as dívidas que contraímos e que ainda não quitamos, seguirão conosco.

Além dos gastos financeiros assumidos em 2021 (ou até em anos anteriores, como no caso de um financiamento, por exemplo) e que teremos que continuar pagando, existem as novas despesas esperadas para o primeiro trimestre do ano.

Para muitas pessoas, os primeiros meses são pesados financeiramente. Gastos com IPTU, IPVA, matrículas de colégio, faculdade e outros cursos, e despesas com material escolar e uniforme, no caso de quem tem filhos, são alguns dos itens que entram no orçamento doméstico.

Planejar-se para a entrada de 2022 significa, portanto, preparar-se financeiramente para os próximos 12 meses. Além disso, é também olhar para trás, rever algumas decisões tomadas e assumir novos compromissos.

Sem contar que um bom planejamento financeiro é um grande motivador para tomadas de boas decisões no resto do ano (seu bolso agradece!).

Como planejar-se?

Quaisquer que sejam os objetivos financeiros que você definiu, estas quatro resoluções podem deixá-lo(a) ainda mais perto de atingir suas metas e de ter um equilíbrio financeiro:

1 - Esteja ciente de sua própria situação financeira

O ponto de partida do planejamento financeiro para 2022 é a sua situação atual. Para saber como está sua relação com o dinheiro, faça uma lista de suas despesas fixas e compare com a receita (o valor que entra na sua conta).

Caso se dê conta de que sua conta bancária está no vermelho, você pode tomar as seguintes atitudes:

  • Analise os gastos que podem ser cortados ou reduzidos. Por exemplo, quem sabe não esteja na hora de rever os gastos de consumo de energia e água?
  • Verifique seus hábitos de consumo e veja se não precisa mudar algum comportamento para comprar de forma mais consciente.
  • Em caso de endividamento, o ideal é planejar-se para eliminá-lo o mais rápido possível. Infelizmente, não há fórmula mágica para sair das dívidas, mas separamos algumas dicas que poderão dar um empurrãozinho e ajudar você a reverter a situação.

2 - Crie um orçamento

Independentemente de estar ou não no vermelho, começar 2022 com um orçamento financeiro montado aumentam as chances de você ter um ano de mais equilíbrio entre despesas e receitas.

O motivo é simples: o orçamento o(a) deixará mais ciente de onde você está gastando seu dinheiro. Isso, por sua vez, ajudará no reconhecimento dos gastos desnecessários e, consequentemente, nas economias que precisam ser feitas.

Caso precise de ajuda para montar sua planilha orçamentária, aproveite e leia “Orçamento financeiro: como montar o seu”.

Lembramos ainda que montar o orçamento também pode ajudar a reduzir ou eliminar dívidas mais rapidamente, o que ajudará a economizar dinheiro em juros e multas - que podem parecer pequenos agora, mas podem aumentar com o tempo!

3 - Defina, priorize e planeje suas metas financeiras

Você entendeu que o orçamento dará um panorama da sua situação financeira. De posse dessa informação, é necessário definir o que é importante para você e para o que deseja economizar.

Isso significa definir e planejar as necessidades de caixa de curto prazo, as despesas esperadas (como, por exemplo, pagamento dos impostos e mensalidades de um curso) e também o que você tem em vista a longo prazo.

Os benefícios de fazer esse planejamento são dois. O primeiro é que você não precisará ficar com um déficit quando as despesas surgirem. Já o segundo é que, com um plano, as chances de que consiga permanecer no caminho para as metas de longo prazo aumentam.

Saiba mais em: “Planejamento financeiro – como fazer o seu”.

4 – Invista seu dinheiro

O ano de 2022 traz novas possibilidades para todos. Com isso em mente, considere seus objetivos financeiros e, desde o primeiro dia de janeiro, comece a dar os passos para alcançá-los.

Aliás, esta é uma boa resolução para 2022: entrar no universo dos investimentos ou, se for o caso, seguir investindo cada vez mais e melhor. Para tanto, aproveite o seu orçamento financeiro e defina quanto poderá investir mensalmente.

Existem diferentes estratégias para diferentes perfis e objetivos. Para falar sobre elas, indicamos o post “Estratégia de investimento: como montar uma”. Conheça também os tipos de investimentos disponíveis no mercado financeiro.

Esperamos que este conteúdo ajude você a começar 2022 com o pé direito! Continue ligado(a) aqui no Investir Bem e tenha uma relação cada vez melhor com o seu dinheiro!

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br