trilha
planejamento

Finanças para quem vai ter filhos

Queremos que a chegada da criança seja um momento alegre e tranquilo. Conheça algumas dicas para ajudar você a preparar as finanças para este lindo momento.

Ter um bebê envolve muita expectativa e, principalmente quando se trata do primeiro filho(a), há ainda uma boa dose de insegurança. Afinal, são muitas as preocupações que passam pela cabeça da futura mamãe e do futuro papai.

Dentre todas as inquietudes está aquela relacionada com o lado financeiro da família. Não é para menos, pois com mais um(a) integrante no lar é normal os gastos aumentarem.

Como queremos que a chegada da criança seja um momento alegre e tranquilo, a seguir separamos algumas dicas para ajudar você a preparar as finanças para este lindo momento. Confira!

Organize o orçamento

O primeiro passo para a tranquilidade financeira da família com a chegada de um bebê é a criação de um orçamento. Portanto, se você ainda não tem o orçamento doméstico montado, este é o momento ideal de fazê-lo (ensinamos aqui como você pode criar o seu).

Para elaborá-lo, considere suas despesas atuais e já comece a se planejar para os gastos que terá com a chegada do bebê. Essa dica é válida também para aquelas pessoas que têm o orçamento doméstico bem equilibrado, pois a chegada de um(a) novo(a) integrante na família vai mudar tudo.

Corte os gastos supérfluos

Com o orçamento criado, você conseguirá ter uma noção bem mais clara dos seus gastos. O passo seguinte, então, é verificar aqueles que podem ser eliminados ou reduzidos.

O objetivo com isso é abrir espaço no orçamento financeiro para as despesas que virão com a criança. Isso significa também que é preciso ter uma atenção especial com as dívidas.

Tenha em mente que entrar em um financiamento, assumir altos parcelamentos e adquirir novas dívidas não é algo indicado quando se espera um bebê. Caso seja inevitável, não esqueça de verificar o orçamento para ter certeza de que você não entrará em uma bola de neve de despesas.

Liste os principais gastos do bebê

Montar o enxoval e planejar o quarto do(a) novo(a) integrante da família é um momento muito gostoso. Além de roupas e móveis, é preciso pensar também nos produtos para cuidados do bebê.

O ideal para garantir um bom controle e evitar compras por impulso, é criar uma lista e dividi-a em três colunas:

  1. O que precisa ser comprado agora, ou seja, tudo que o bebê precisará nos primeiros meses de vida.
  2. O que pode deixar para mais tarde, para quando o bebê estiver um pouco maior.
  3. O que pode ser aproveitado de familiares ou amigos.

Se quiser ser o mais exato possível, crie uma lista para diferentes fases do bebê. Por exemplo, na fase que a criança vai para a escolinha, costuma ficar doente com mais frequência e, portanto, pode haver um aumento nos gastos com medicamentos.

Vale destacar que na hora de colocar tudo no papel é recomendado considerar aquilo que é realmente essencial. É normal que mamães e papais – especialmente os de primeira viagem – se empolguem e acabem comprando muitas roupas e fraldas para recém-nascido, como exemplo.

Uma dica é planejar-se para comprar incialmente o básico e deixar as compras adicionais para quando o bebê já estiver nascido. Você pode também conversar com mães e pais mais experientes e pegar algumas dicas com eles(as).

Crie uma reserva de emergência

Se você já tem ou já está investindo mensalmente em uma reserva financeira, então, parabéns! No entanto, se este não for o seu caso, lembre-se do ditado: “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”.

Com todos os custos envolvidos em criar uma criança, pode acontecer de você não ter dinheiro sobrando caso um imprevisto ocorra. Ter uma reserva que cubra o custo de vida da família durante um período dará um respiro financeiro para quando uma situação inesperada surgir.

Para saber mais detalhes sobre o que é e como montar a reserva de emergência, leia este artigo.

Invista no futuro da criança

O bebê ainda não nasceu, mas você já pode começar a pensar no futuro da criança. Quem começa a poupar cedo tem duas situações ao seu favor.

A primeira é o fato de poder investir com aportes mensais pequenos. A segunda é contar com a ação dos juros, que fará o dinheiro render cada vez mais à medida que os anos passarem.

São várias as opções disponíveis para quem quer montar uma carteira de investimentos pensando no futuro do(a) filho(a). Conheça aqui os diversos tipos que existem no mercado financeiro.

Como procuramos mostrar, é possível se preparar financeiramente para a chegada de um bebê. Se você gostou dessas dicas, temos um convite: continue aqui no Investir Bem e acesse também nossos outros conteúdos!

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br