trilha
compromisso

Mulheres no comando! O papel delas nas finanças familiares

O que você, mulher, pode fazer para ter mais segurança financeira no futuro? Contamos aqui.

De acordo com a pesquisa “3ª edição: A Importância da Mulher Brasileira nas Finanças”, realizada pela Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, 93% das mulheres participam financeiramente em suas famílias. Destas, 33% são as únicas responsáveis e 60% dividem a responsabilidade.

O estudo também revelou que a responsabilidade financeira das mulheres aumenta conforme a renda familiar diminui. Entre as famílias de renda alta, 18% das mulheres assumem essa função. Já nas de renda média, esse número sobe para 26%. O impacto é ainda maior entre as mulheres de baixa renda, onde 43% são as principais responsáveis pelas finanças do lar.

Já que as mulheres têm um papel importante nas finanças familiares, o que você, mulher, pode fazer para ter mais segurança e tranquilidade no presente e no futuro? Confira nossas dicas!

1 – Tenha um orçamento

Se você deseja ter mais segurança e uma vida mais tranquila, não tem jeito: precisa contar com a ajuda do orçamento. Com ele, é possível entender com clareza para onde vai o seu dinheiro.

Sabe quando o mês acaba e você não tem ideia de como gastou o seu salário? É o orçamento que ajuda a entender. Ele é tão importante nas finanças pessoais, que serve como um primeiro passo para equilibrar as contas, eliminar dívidas e entender seus hábitos de consumo.

Além disso, com o orçamento fica muito mais fácil identificar gastos desnecessários e ajustá-los conforme suas prioridades. Para montar o seu, não deixe de ler:

2 – Faça uma dieta financeira

A dieta financeira consiste em adotar boas práticas que levam a uma vida mais saudável e equilibrada financeiramente. E que práticas são essas? Anote aí:

  • Evite compras por impulso: antes de qualquer compra, pergunte-se: “eu realmente preciso disso?” e “se sim, tenho dinheiro para pagar sem comprometer meu orçamento?”.
  • Adote o consumo consciente: compare preços, busque alternativas mais econômicas e priorize qualidade em vez de quantidade.
  • Reduza ou corte gastos desnecessários: analise os seus hábitos e veja o que pode ser reduzido ou eliminado. Por exemplo, reduza os gastos com refeições fora de casa, serviços de assinatura que você não usa ou compras de itens supérfluos. Na dúvida, lembre-se que pequenas mudanças podem gerar grandes economias.

Leia também:

3 – Encare seus problemas financeiros

Ninguém aqui gosta de problema, mas a verdade é que nada se resolve sozinho. Para ser uma mulher no controle das finanças e ter tranquilidade no presente e no futuro, nada de enterrar a cabeça na areia como um avestruz!

Encare todas as situações de frente, ou seja, se estiver com dívidas, monte um plano para quitá-las. Caso perceba que está gastando mais do que pode, avalie onde pode cortar e faça ajustes.

O importante é não deixar os problemas se acumularem. Quanto mais rápido você identificar e enfrentar os desafios financeiros, mais fácil será resolvê-los.

4 – Tenha uma reserva de emergência

No meio de tantas incertezas na vida, existe algo que é certo: imprevistos acontecem. Contar com uma reserva de emergência pode fazer toda a diferença para evitar endividamento e estresse financeiro.

Para criar a sua, defina um valor mensal que será destinado a esse fundo. Você pode começar com um valor mais baixo e ir aumentando à medida que sua situação financeira permitir.

O ideal é que esse valor seja aplicado em investimentos de renda fixa, com liquidez diária, para garantir que você tenha acesso rápido ao dinheiro em caso de necessidade. Se precisar de mais informações sobre os tipos de investimentos, confira nosso artigo sobre o assunto.

E para ter uma reserva de emergência que vai trazer mais segurança a você, não deixe de ler:

5 – Cuide-se!

Março é o Mês da Mulher e no dia 8/3 é comemorado o Dia Internacional das Mulheres. Embora seja uma ocasião para celebrar as conquistas e lutas das mulheres, é também um aviso para que todas se lembrem de cuidar de si mesmas, não só no aspecto físico, mas também no emocional e financeiro.

Cuidar de si mesma é um ato de amor próprio, e isso inclui garantir que sua saúde financeira esteja em dia. Pensando nisso, nossa dica final é: tire um tempo para refletir sobre seus objetivos, ajustar suas finanças e buscar o equilíbrio necessário para ter uma vida mais tranquila e plena.

Você nasceu para brilhar e nós, da Prev Pepsico, estamos com você! E para seguir cuidando do seu presente e do seu futuro, acesse outros conteúdos especiais no Investir Bem e na plataforma nudge.

Continue sua jornada nesta trilha! Leia mais:

O conteúdo do Programa Investir Bem é dedicado exclusivamente à propósitos educativos. As informações aqui disponibilizadas não devem ser entendidas como recomendações específicas de investimento nem garantia de rentabilidade.

Este site não é compatível com o navegador

Microsoft Internet Explorer

Por favor copie o link abaixo e utilize um outro navegador

https://investirbem.prevpepsico.com.br